sexta-feira, 1 de junho de 2012
A MORTE, O ESTADO INTERMEDIÁRIO, A RESSURREIÇÃO E O DESTINO FINAL.
A MORTE, O ESTADO INTERMEDIÁRIO, A RESSURREIÇÃO E O DESTINO FINAL.
O assunto da vida após a morte sempre levanta muito interesse e muitas dúvidas quando vem à tona em qualquer conversação. Mesmo que nós nunca tenhamos todas as nossas dúvidas respondidas satisfatoriamente enquanto estamos aqui neste mundo nós somos agradecidos que o evangelho “nos trouxe luz” sobre muitas coisas no que diz respeito “à vida” (para a alma) e à imortalidade (do corpo) (2 Timóteo 1:10).
A Bíblia não foi escrita para satisfazer a curiosidade humana, mas para nos ocupar com o Senhor Jesus Cristo, que sozinho é suficiente para satisfazer nossos corações e mentes. Deus, entretanto, tem tido o prazer de revelar-nos muitas coisas em Sua Palavra concernente ao futuro de nossas almas a fim de que possamos ter “a completa certeza da esperança” (Heb 6:1). “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (1 Cor 15:19). Graças a Deus, nós temos esperança no mundo vindouro também.
As citações que se seguem são fatos tirados da Palavra de Deus concernente à morte, ao estado intermediário, à ressurreição, e ao destino final dos seres humanos.
A MORTE
O homem é um ser triuno, ele é composto por três partes. A Bíblia diz, “o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados...” (1 Tess 5:23). Seu espírito é a consciência de Deus inteligentemente fazendo parte de seu ser (Jó 32:8 e Isaías 29:24). Sua alma é onde são estabelecidas suas emoções e, apetites, e desejos (Genesis 27:4 e Cantares 1:7). O seu corpo é, naturalmente, a parte física do seu ser.
A morte física ocorre no ser humano quando a alma e o espírito são separados do seu corpo. Tiago diz: “o corpo sem o espírito está morto...” (Tiago 2:26). As escrituras definem isso como: “... deixar esse corpo” (2 Coríntios 5:8). Ler também Genesis 35:18; 49:33; Jó 14:10; Eclesiastes 12:7; Lucas 23:46; Atos 7:59.
A palavra “morte” é usada nas escrituras pelo menos de sete maneiras diferentes; em cada caso tem o sentido de separação.
- A morte física é ter a alma separada do corpo. (Tiago 2:26).
-A morte espiritual é estar separado espiritualmente de Deus não tendo a nova vida (Efésios 2:1 e Col 2:13).
-A segunda morte é estar separado eternamente de Deus. (Apocalipse 2:6,14)
-A morte apóstata é estar separado de Deus pelo abandono da profissão de fé (Judas 12; Apocalipse 8:9)
- A morte nacional é quando não existir mais uma nação na Terra (Isaías 26:19; Ezequiel 16:37; Daniel 12:2).
-A morte Judicial é estar separado posicional mente de toda a ordem do pecado sob o senhorio de Adão pela morte de Cristo. (Romanos 6:2; 7:6 e Col 3:3).
-A morte moral é estar separado da comunhão de Deus. (Romanos 8:13 e 1 Timóteo 5:6).
É solene pensar que o pecado é a causa de todos esses aspectos da morte! Verdadeiramente, “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).
A Bíblia nos diz que há somente dois estados nos quais uma pessoa morre (fisicamente). Você pode “morrer no Senhor” (Apocalipse 14:13) ou você pode “morrer em seus pecados”(João 8:24). Morrer em seus pecados é passar deste mundo sem ter os seus pecados perdoados diante de Deus pela obra de Cristo na cruz (judicialmente). A pessoa que morre nesta condição terrível será responsável por pagar o preço dos seus pecados sob o justo julgamento de Deus por toda a eternidade. Morrer no Senhor é morrer estando salvo e seguro de todo julgamento sob a segurança do sangue de Cristo, o filho de Deus (João 5:24 e 1 João 5:7).
A morte do crente é “preciosa à vista do Senhor (Salmo 116:15), no entanto a morte de um incrédulo é algo que Deus não tem prazer, pois Ele diz, “vivo eu, diz o Senhor Jeová, que não tenho prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11). Deus diz “não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário