sexta-feira, 1 de junho de 2012
“O Amigo e as coisas que nunca mudam.” by G. Hayhoe
“O Amigo e as coisas que nunca mudam.”
b
Cantares 5:16 “O seu falar é muitíssimo suave, ele é totalmente desejável. Tal é o meu amado; e tal é o
meu amigo; ó filha de Jerusalém.”
Hebreus 1:10-12 “E Tu, Senhor, no princípio juntaste a terra, e o céus são obras de tuas mãos: Eles
perecerão, porém tu permanecerás; e todos eles, como roupa, se envelhecerão. E com
uma manta os enrolarás, e mudar-se-ão, porém Tu és o mesmo, e os teus anos não
acabarão.”
Malaquias 3:6 “Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filho de Jacó, não sois consumidos.”
Hebreus 13:8 “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente.”
Queridos amigos, estamos vivendo em um mundo que está cheio de mudanças. Em cada parte vemos mudanças. Mas não é uma benção, para nós, sabermos que existe uma pessoa que não muda?
Em conexão com o versículo que lemos em Cantares de Salomão, eu penso que uma das qualidades das que mais apreciamos em um amigo que amamos é que ele não volta atrás, não muda. Se esse amigo vive mudando, certamente ficaremos desapontados.
Mas quando alguma coisa acontece e vemos que eles acabam mudando; talvez até em suas atitudes,conforme o tempo vai passando, nós também mudamos; em nossa condição física etc.
Mas não é bom sabermos, caros amigos, que temos um amigo que nunca muda?
Eu gostaria de falar um pouco sobre esse assunto, porque eu acredito que isso nos sustentará em um mundo como o que vivemos.
Nós freqüentemente nos desapontamos com as mudanças e contrastes desse mundo. As pessoas ficam sem saber o que fazer pois nosso trabalho é incerto,os bancos vão a falência, os padrões do tempo mudam; parece que a cada dia somos lembrados sobre mudanças. Mas não é maravilhoso podermos estar ocupados com um amigo que é totalmente desejável ? Não há nada que mudaríamos nele, porque Ele é perfeito em tudo , perfeito em amor, perfeito em graça, perfeito em fidelidade. Isto é o que está figuradamente exemplificado na oferta
lermos em Hebreus 1 (...porem tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão).
Não há nada que queremos mudar porque Ele é tão perfeito em tudo, perfeito em amor, perfeito em graça, perfeito em fidelidade. Essa é a figura na oferta de farinha. Quando nós pensamos em nossos amigos nos lembramos de uma virtude em especial. Dizemos que tal pessoa é generosa, ou muito preocupada, ou muito gentil etc. Nós ressaltamos algo em que eles se sobressaem. Mas nós temos um amigo que se sobressai em tudo! Ele excede em amor, em graça e se você ou eu necessitamos de correção (e com certeza precisamos) Ele sabe exatamente o que precisamos e ministra a correção correta para nós e quer que saibamos que tudo esta sob suas mãos.
Então ao vermos esse mundo tão constantemente no processo de mudanças quão precioso se torna ao ruas brincando. Nos é dito também que “quando era criança, falava como criança, entendia como criança, pensava como criança.” Nós nem sempre entendemos as crianças ou o que se passa em suas cabeças. Mas não é maravilhoso que o Senhor entende até mesmo uma criança?
Ele nos ensina que naquele tempo feliz para essa terra, quando o Senhor Jesus terá seu lugar de direito no milênio, onde as crianças poderão brincar nas ruas, e não haverá acidentes. Tudo estará sob o maravilhoso cuidado do Senhor.
Também ao envelhecermos passamos a Ter outros desejos e querer outras coisas, e então não é bom sabermos que esse amigo que temos é um amigo que nos entende? Ele já nos conhecia antes que viéssemos a existir como pessoas. No Salmo 139,16 “Teus olhos me viram...”. Você não tem nenhum amigo como esse, que te conhece física e emocionalmente e que te conhece perfeitamente.
Esse versículo de Cantares, não nos toca o coração, “tal é o meu amado, e tal é o meu amigo”. Ele não é como os amigos terrenos, Ele não muda. Está escrito “Eu o Senhor não mudo pôr isso filhos de Jacó não sois consumidos”.
Nós mudamos a todo tempo. Quando nós temos um amigo que muda e que era próximo de nós e se torna agora distante pôr alguma coisa que talvez tenha feito contra nós ,é difícil para nós aceitarmos algo assim.
Mas esse amigo, apesar de todas as nossas mudanças, nos ama da mesma forma.
Tem sido dito, freqüentemente, que as certezas nas escrituras do Senhor pelo Seu amor por nós foram ditas em tempos em que menos esperávamos. No livro de Deuteronômio, após quarenta anos no deserto, murmurando, reclamando e mostrando o que estava em seus corações, quando Israel chegou ao final da jornada, nos é dito “...Ele amou o povo; todos os santos estão em Suas mãos. Aqueles quarenta anos de murmúrios e reclamações não mudaram esse amigo. Ele os amou e eles estiveram em Suas mãos. Em Jeremias nós podemos ver que o povo tinha ido tão longe que Deus permitiu que fossem levados cativos. O estado deles parecia não Ter saída assim como diz as escrituras e então o profeta Jeremias com lágrimas teve que alertá-los que seriam levados cativos. Mas isso mudou esse Amigo que Israel tinha e que temos também?
Não nos é dito no capítulo 31:3, “Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benevolência te atraí”.
Então, um pouco mais tarde, um pequeno remanescente foi trazido do cativeiro, e lemos no livro de Malaquias sobre as coisas que aconteceram. Eles disseram a Ele o coxo e o cego – ou seja, eles não ofereceram o melhor a Ele; eles deram o que era de Segunda mão, coisa que não dariam a um governador. Eles não faziam coisas que agradassem ao Senhor, eles não eram obedientes a Ele. Mas como Ele inicia a mensagem para eles quando Ele fala sobre todas essas falhas e erros? Oh, ouça a maneira como o livro de Malaquias inicia: “Carga da palavra do Senhor contra Israel, pelo ministério de Malaquias. Eu vos amei diz o Senhor;”.
Agora vamos no Novo Testamento e iremos ler de Marta e como o Senhor falou com ela; ela estava murmurando porque Maria estava sentada aos Seus Pés. Nós podemos Ter a idéia que o Senhor tinha mais afeição por Maria porque ela era mais devotada, e ela estava sentada aos Seus Pés. Mas quando nos é falado sobre a afeição do Senhor para com eles é dito: “Ora Jesus amava a Marta, e a sua irmã e a Lázaro”. (João 11:5) Sim, o nome de Marta vem primeiro, justamente o que menos se esperava.
E então lemos aquelas palavras para as sete igrejas em Apocalipse 2 e 3. Ele sentia-se afligido por eles terem deixado o primeiro amor. E nós temos que confessar e entender que isto é verdade também, para nós, não é irmãos ? Nós perdemos o frescor da afeição para com o Senhor Jesus. Mas na última carta, a igreja de Laodicéia, é dito ( Apoc. 3:19), “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te”. Quão precioso é isso, : “Eu sou o Senhor, não mudo, por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. Eu penso que muitos de nós, e especialmente quando vamos ficando velhos e olhamos para traz, podemos certamente dizer que se o amor que o Senhor tem pra conosco dependesse do modo como agimos como cristãos, seria muito pequeno. Mas quão precioso saber isso “esse é o meu amado; esse é o meu amigo; aquele que não muda. “Eu sou o Senhor, não mudo, pôr isso ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.
Então nós lemos também em Hebreus 13 ,onde o Senhor falava sobre os líderes que tinham falado para eles a Palavra de Deus, e Ele acrescentou aquela pequena palavra, “... a fé dos quais imitai...”. Meu pai freqüentemente usava dizer: “Lembre-se, não nos é dito cujas falhas imitai”. Nós vemos falhas em nós mesmos, e também nos outros e algumas vezes nós seguimos alguém que tem feito algo errado. Mas nos é dito: “cuja fé imitai”. Então isso nos diz que existe uma Pessoa a quem podemos imitar implicitamente; existe um que nunca falha. Depois de dizer-nos que podemos imitar a fé daqueles que nos instruíram nas coisas de Deus, Ele nos aponta de novo para nosso Amigo imutável, Jesus Cristo o mesmo, ontem, hoje e eternamente. Seguramente, irmãos, quando pensamos nisso será de grande encorajamento aos nossos corações.
Eu creio que isso é tão importante não somente em conhecer essa pessoa bendita, mas perceber que Ele deixou em Sua Palavra tudo aquilo que necessitamos para o nosso caminho. Vivemos num mundo de constantes mudanças. Eu imagino que se olhasse-mos a 50 anos atrás nenhum de nós chegaríamos a um lugar da mesma maneira que chegamos hoje; alguns chegariam de avião; outros de carro. É um mundo em mudanças, mas lembremos que os valores morais e espirituais não mudam. Isto é, Deus tem certos padrões que Ele estabeleceu em Sua preciosa Palavra que nos dá paz, sabendo que esse Amigo imutável que temos, que os conselhos que Ele nos deu não precisam ser atualizados de tempos em tempos.
Qualquer um que trabalhe nesse mundo de negócios hoje em dia sabe muito bem que o planejamento e maneira de se fazer as coisas têm de ser atualizadas constantemente, pois sempre mudam. Novos boletins são enviados sobre essas constantes mudanças. Mas é bom que podemos Ter um livro como esse e saber, que mesmo que a última parte foi escrita a mais de 2000 anos atrás, ele ainda é perfeitamente atual. Ele nos dá exatamente o que precisamos para viver hoje ou no futuro, se o Senhor nos deixar aqui. Ele não tem que ser atualizado, ele nos basta.
Eu costumo dizer aos jovens, e para aqueles que são mais velhos, que quão importante é seguirmos esse livro. Esse maravilhoso amigo que temos e que é imutável traçou um caminho para cada um de nós aqui nesse mundo; e que seguindo-o, assim como nos é dito em Prov. 3:17, “Os caminhos dela são caminhos de delícias, e todas as suas veredas paz”. Gostaria então de encorajá-los e encorajar meu próprio coração, para sermos como aquele pequeno remanescente que lemos no último capítulo de Isaías pois é dito que “tremeram diante da palavra de Deus. Eles tiveram medo. Quando nós viajamos as vezes não estamos ambientados com o lugar, e prestamos muita atenção nos sinais. Temos medo de perder alguma placa, pois as vezes não é fácil achar o caminho de volta. As vezes se perdemos alguma placa temos que andar quilometro a toa só porque não prestamos atenção. As placas ou sinais foram estabelecidos para o nosso bem. E, irmãos, Deus tem escrito sua palavra para o nosso bem. Seu divino poder tem nos dado todas as coisas pertinentes à vida e santidade.
Nós não temos que procurar sabedoria desse mundo quando a moral ou coisas espirituais.
Nós precisamos de suas instruções quanto as coisas que tem haver com o modo como viajamos, ou a maneira como os negócios funcionaram, etc. Mas moralmente nós temos o padrão divino, e eu creio que cada um de nós entenderá isso. Eu digo isso aos amados jovens que estão aqui hoje: Vocês ouvem que os velhos estão ultrapassados; que tem idéias restritas, etc. Mas eu peço a vocês que procurem a Palavra de Deus e que andem segundo esse abençoado livro para moldar os caminhos de suas vidas. Vocês aprenderão que há bençãos reais andando nesse caminho que Deus estabeleceu em sua palavra.
E ele não deixou nenhuma coisa de importância sem direção para nós, veja Jeremias 10:23.
Agora, por favor, vamos ler em Judas: Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados pelo Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo: Misericórdia, e paz, e caridade vos sejam multiplicadas.
Amados, procurando eu escrever-vos com toda deligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos. (Judas 1-3)
Aqui nós podemos ver que Deus está pondo diante de nós “a fé que uma vez foi entregue aos santos”.
Um livro escrito por Charles Stanley estitulado: “Os primeiros anos de cristianismo e o que é a Igreja”, quando ele quis trazer diante de nós, como servo do Senhor, o que Deus mostrou em sua palavra, o que o cristianismo é, e o que a igreja é, ele foi diretamente ao que Deus havia estabelecido no início. Aqui nós encontramos Judas nos dias de apostaria e abandono, e ele não diz: temos que adotar novas idéias porque as coisas tem mudado, e há muito compromisso com pessoas que dão isso ou aquilo.
Não pelo contrário ele diz que é necessário para ele escrever e exorta-los para que eles, “batalhasse pela fé que uma vez foi entregue aos santos”.
Eu creio que isso é muito importante para nós em todas as coisas e principalmente para a Assembléia. Nós precisamos ir a palavra de Deus. A Assembléia não opera segundo tradições. Como aconteceu com Israel, e a tradição dos Fariseus se tornou tão importante que algumas vezes a palavra de Deus era posta de lado para que eles pudessem levar adiante suas tradições.
Aqui o apóstolo Judas nos trás diante deles a grande importância da “fé uma vez entregue aos santos”.
Então precisamos ler e reler essas epístolas as quais foram escritas porque elas nos dão instruções divinas quanto a pessoa e a obra de Cristo, pois isto é o juntamento de tudo. Quão importante é para nós estarmos esclarecido sobre a Pessoa e a Obra do Senhor Jesus Cristo. A Assembléia é a coluna e a baluarte da verdade. Então, nesses dias em que as pequenas coisas estão começando a desaparecer, devemos fervorosamente batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos. Há um grande segmento na cristandade hoje, está ensinando que o nosso abençoado e santo Senhor Jesus poderia pecar; eles nos contam que Ele não pecou, mas que poderia!
E é interessante aprender alguns dos importantes nomes da cristandade que dão lugar a esse ensino.
Oh irmãos, possamos formar nossos padrões do que cremos na Palavra de Deus e não segundo o que é geralmente aceito hoje em dia. Porque nesse precioso livro nós temos a fé que uma vez não duas, não renovada, mas uma vez entregue aos santos. A abençoada verdade da venda do Senhor e todas as coisas preciosas que nos foram feitas conhecidas no novo testamento. Como nos reunimos? É para que nós possamos estabelecer nossas próprias idéias, ou temos instruções na Palavra de Deus de maneira que sabemos que nos reunimos segundo a mente d’Ele?
Pode haver muitos bons cristãos que realmente amam o Senhor Jesus e que querem agradá-lo.
Temos que deixá-los com o Senhor. Mas sua responsabilidade e minha, tanto individual como coletiva com assembléia, é para com a preciosa Palavra de Deus. Possamos aprender isso muito bem; possamos estar informados com a verdade para que possamos estar reunidos segundo a Palavra de Deus; para que possamos estar reunidos ao precioso Nome do Senhor Jesus somente, e assim nos reunirmos como membros do corpo de Cristo.
O apóstolo estava muito preocupado com aqueles dias de abandono e ruína para que existisse aquele exercício. E eu digo a cada um de vocês, e para aqueles um pouco mais velho: algumas vezes nós que somos mais velhos tendemos a esquecer que existe constantemente uma nova geração vindo. Eles vêem coisas sendo feitas e não sabem porquê. Eu me lembro de um jovem de uma assembléia, reunido ao nome do Senhor Jesus, ela foi e partiu o pão em outro lugar, e um irmão mencionando o fato disse: “ela sabia muito mais que isso” e eu disse a esse irmão, “talvez ela soubesse que os irmãos não concordava, mas eu não tenho certeza que ela soubesse por si mesma”. Você e eu devemos saber por nós mesmos. Nós precisamos da fé uma vez foi entregue para os santos. Nós precisamos saber o que é estar reunidos segundo a Palavra de Deus. Se temos aprendido a preciosa e abençoada verdade de um só corpo e que estamos reunidos como membros do corpo de Cristo, quão precioso isso será para nossos corações. Nós encontramos no velho testamento que eles não construirão o muro em volta de Jerusalém até que eles tivessem terminado o templo. O templo veio primeiro e depois o muro. O que significaria separação se eles, não tivessem o Templo? Mas o Templo veio primeiro, aquele lugar que falava da Glória do Senhor e Sua presença no meio do Seu povo, o muro de separação veio depois disso. Essas coisas são muito importantes!
Há outra coisa que está “engatinhando” hoje em dia e é o ensino sobre a livre vontade. As pessoas não param para pensar que ensinando esse sistema de coisas eles estão supondo que deve haver algo de bom no homem.
Porque se um homem pôr sua própria vontade recebesse a Cristo, então deveria haver algo de bom nele pois fez a escolha correta. É verdade que o homem é responsável e a Bíblia diz que todos darão conta de sí mesmos a Deus. Mas se você e eu formos deixados pôr nossa conta, nós nunca iríamos escolher a Cristo. Deus teve que realizar uma obra dentro de nós. O irmão Darby uma vez deu um simples exemplo para ilustrar isso: suponha que eu ponha diante de uma pessoa uma maçã e uma laranja, a pessoa odeia maçã mas adora laranja. E eu digo a ela para escolher qualquer uma, dando a ela a liberdade de escolha. Mas como poderia ela vir a escolher a maçã ?. Ela odeia maçã. O que poderia fazê-la escolher a maçã? Eu teria que fazer alguma coisa dentro desta pessoa para que ela escolhe-se a maçã. É justamente isso que Deus faz. “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer”. (João 6:44)
Temos que nos conscientizar da total ruína do homem, não há nada de bom no homem. Como as escrituras dizem: “em mim (isto é na minha carne) não habita bem algum” ( Rom.7:18) Portanto o homem vai em seu caminho próprio até que Deus intervenha. Teve que haver uma obra de Deus pelos meus pecados no Calvário, e teve também de haver uma obra de Deus em mim, ou então eu nunca teria recebido o Senhor Jesus Cristo como meu salvador. E isso de nenhuma maneira destrói a responsabilidade. O homem é responsável diante de Deus, assim como um homem que arromba a sua casa é responsável.
Se você oferecer perdão para ele e ele recusá-lo isso não quer dizer que ele não é mais responsável.
Da mesma maneira Deus oferece o perdão ao homem, mas sua vontade é tão má que ele O recusa.
Entretanto, ele é ainda responsável e terá que responder a Deus como responsável. Mas você e eu temos aprendido algo sobre a Graça de Deus, que nos chamou e nos salvou! Então temos que em todas as coisas ver e lembrar que foi a fé que uma vez foi entregue aos santos. Possamos segurar bem firme esse precioso depósito da verdade que tem sido entregue para nós.
Agora leiamos Mateus 19:3-6. “Então chegaram ao pé d’Ele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe:
“é lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer coisa? Ele, porem respondendo, disse-lhes: não tendes lido que aquele, que os fez no princípio macho e fêmea os fez? E disse: portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne. Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Verso 9 “Eu vos digo, porém que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo pôr causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério, e o que casar com a repudiada também comete adultério”.
Eu creio que essas coisas foram escritas na Palavra de Deus como mensagens para nós da importância do casamento e da solenidade que é a união matrimonial.
Nesses dias existe, talvez, a tendência até entre os cristãos de serem afetados pela leviana atitude que o mundo toma em relação ao casamento. Temos de voltar para o que Deus disse. O que o Senhor Jesus fez?
Ele disse, se você quer saber qual é a mente de Deus sobre isso você tem de voltar ao início, porque o Senhor não muda. Sabemos que as relações não são tão felizes como deveriam. As vezes é forçada, e com certeza todo o esforço deve ser feito para promover o amor. Freqüentemente se tem dito que para um casamento feliz é necessário um marido 100% para sua mulher, a mulher 100% para seu marido e ambos 100% para o Senhor, pois creio pôr isso foi dito que uma corda com três laços não é facilmente quebrada.
Isso é o que Deus tinha planejado e ordenado mas nesses dias as pessoas olham levianamente para o casamento e dizem que aqueles são apenas “idéias antigas”. E hoje em dia é tão fácil divorciar-se e casar de novo. Isso é muito solene. Quando nós pensamos que o casamento é uma figura de Cristo e a Igreja, que a mulher em sua posição representa a Igreja e o marido em sua posição representa Cristo, que é o noivo da Igreja, isso nos dá a real responsabilidade. E esse é o padrão que é trazido diante de nós nas escrituras. “Maridos amai vossas esposas assim como Cristo amou a Igreja e entregou-se a si mesmo pôr ela”.
Temos então o que Deus tem dado. Mas quando conversamos com as pessoas eles tem todos os tipos de opiniões. Eu ouvi até um cristão dizendo uma vez: “Porque eu viveria com aquela pessoa se ela não me ama mais. Ao contrário de reconhecer que existe uma maneira de superar, mesmo quando há falta de amor, essa deveria ser a atitude dele. Mas isso não é segundo as Escrituras. As Escrituras dizem que a responsabilidade foi tomada e isso é solene diante de Deus. Eu menciono isso porque eu creio que todas essas coisas são obra do inimigo que tenta destruir o padrão divino, o qual Deus tem estabelecido em Sua preciosa Palavra. Possamos seguir o que Deus tem estabelecido em Sua Palavra e haverá benção nisso. Quando nós pensamos no tipo de Igreja que Cristo amou; quão maravilhoso foi Sua graça para conosco! E por causa disso Ele deixou de amar-nos? Não, Ele é sempre o mesmo. Nos é dito: “não vos deixei vencer do mal, mas vencei o mal com o bem”. Pois então isso trás diante de nós a responsabilidade do casamento.
Agora, lemos em I Cor. 11:3-5 “mas quero que saibais que Cristo é o cabeça do varão, e o varão a cabeça da mulher; e Deus o cabeça de Cristo. Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta desonra a sua própria cabeça. Mas toda mulher que ora, ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é o mesmo que se estivesse raspada. Isso é outra coisa que vemos está mudando na sociedade. Há uma completa mudança na idéia do lugar que Deus pretendia que o homem e a mulher ocupassem. Tem sido dito que se eu, como homem, decidir que eu serei o cabeça, eu tenho mesmo direito que minha mulher. Mas Deus me colocou nesse lugar então eu tenho a responsabilidade. Aí está a diferença.
As pessoas colocam a Bíblia de lado e dizem, que direito a mais tem o homem que a mulher?
Mas não foi o homem que escolheu esse lugar, foi Deus que ordenou.
Então eu falo para aqueles que são homens: é uma tremenda responsabilidade cumprir o que Deus deu para o homem, exercer a liderança em amor, cuidado e compreensão. Não é dito para que o homem não aceite nenhuma orientação de sua esposa. O Senhor em uma ocasião disse a Abraão, “em tudo que sera dito, ouça-a”
As vezes é importante que nós ouçamos os avisos da companheira que Deus nos tem dado, porque a companheira não é inferior, mas alguém que poderia auxiliar todo o caminho e ajudá-lo a cumprir o que Deus deu para o homem que tem experimentado isso em seu lar pode dizer “enquanto eu confio na ajuda que minha esposa me da, eu me sinto na responsabilidade em exercer a liderança divina. Podemos ver então que foi Deus quem planejou assim.
Portanto, se a mulher não está fazendo sua parte em casa, o homem não será capaz de fazer a sua. Ela pode sair e tomar lugar no mundo dos negócios, mas o homem é incapaz de fazer a parte dela que ela deixou. Por isso que nos é dito em Isaías 3:12, “Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; Ah, povo meu ! os que te guiam te enganam, e devoram o caminho das tuas veredas . Quando a ordem de Deus é posta de lado, então o lar está prejudicado e os filhos crescerão para ser o que nos é dito no versículo
“opressores” porque não tiveram a apropriada liderança no lar que Deus pretendia que os pais provessem. Então vemos como os homens tentam mudar as coisas que Deus nos tem dado; mas eu e você somos chamados a voltar aos primeiros princípios que Deus estabeleceu .
Permita-me dizer aos meninos e as meninas : dêem ouvidos para o que Deus tem dito e entendam a responsabilidade que Deus tem dado a vocês como homem e como mulher.
Quão maravilhoso é quando isto é levado segundo a ordem de Deus; pois há felicidade assim. Deus não criou Eva da cabeça de Adão, ou de seu pé, mas do seu lado, para ser seu suporte e cooperadora. Que ordem feliz Deus estabeleceu!
Eu estou dizendo essas coisas porque neste mundo de mudanças não damos conta quanto o mundo está nos afetando e não tomamos o cuidado de seguir as instruções da Palavra de Deus na Assembléia. Nós não damos conta de quão sério o Divórcio é , e de que Deus diz que Ele odeia isto ( Malaquias 2:16). Então também, vemos o esquecimento dessa ordem que Deus tinha planejado assim como todo o gozo e felicidade do homem e mulher, então em seus corretos relacionamentos, e como isso pode ser arruinado.
Oh ! amados irmãos nós temos o Livro de Deus, e temos Aquele que não muda!
Vejamos agora Efésios 6:1-3 “vós filhos sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa. Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra”. Aqui quando Deus fala sobre honrar pai e mãe, Ele diz : “...que é o primeiro mandamento com promessa”. Em outras palavras, Ele volta para mostrar que Ele estabeleceu alguma coisa em conexão com esse relacionamento.
Talvez você tenha notado que no Livro de Provérbios os primeiros sete capítulos estão relacionados com o pai e mãe dando instruções a família deles. Leia e você notará que cada capítulo começa com a palavra “meu filho” ou “filho meu” ou “ouça a instrução de seu pai”. É todo o plano de Deus para a instrução dos filhos no lar.
E também, que eles deveriam honrar ao pai e a mãe. Como alguém que é um pouco mais velho que alguns aqui, eu posso dizer que em minhas observações que eu nunca vi filhos que não honraram seus pais serem abençoados.
Eu creio que quando você vê os filhos que honram seus pais, eles têm bênçãos especiais que Deus menciona. E eu gostaria de dizer aos amados jovens que eu fui um pai imperfeito. Talvez muitos pais
Digam o mesmo, que eles não foram os pais que deveriam Ter sido; entretanto eu acredito que mesmo assim Deus quer que eles sejam honrados. Talvez venha o dia ( se o Senhor não voltar) que você também seja um pai ou uma mãe imperfeitos também.
Mas é importante reconhecer que Deus estabeleceu uma ordem. Então gostaria de dizer a todos os filhos e aos jovens, nunca fale desrespeitosamente de seus pais. Eles podem não ser perfeitos, eles podem fazer erros, mas sempre honre-os.
“Honre teu pai e tua mãe”. Mesmo casado e não mais sobre a autoridade deles, você ainda deve honrá-los. Eles ainda estão na posição que deus os colocou. Em outras palavras, ou seja, Deus estabeleceu algo aqui nesse mundo, que não muda com o passar do tempo. Quando os homens permitem todas essas mudanças, eles apenas estragam o que Deus planejou para o homem. Em Romanos 1:25 “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura que o criador, que é bendito eternamente. Amém”. Nós não precisamos ler todos os versículos, pois estou certo que muitos de nós que temos lido esses versículos entendem que é uma figura que teve lugar no paganismo quando eles deixaram a revelação que Deus tinha dado ao homem, e eles mudaram tudo. É dito, “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira”.
A Bíblia nos mostra que o homem é um ser trino, espírito, alma e corpo. É freqüentemente dito que devemos sempre fazer qualquer decisão em nossas vidas nessa ordem. O espírito, o qual é a inteligência da consciência divina, a alma que é fonte de nossos desejos e o corpo que é a parte física.
Quando você estiver para tomar uma decisão tal como que tipo de trabalho fará, sempre esteja diante do Senhor e pergunte a Ele.
Depois pense inteligentemente ,olhando para o futuro, você poderá estar em algum lugar em que não estará feliz, ou onde você não poderá honrar amplamente o Senhor, ore sobre isso, e busque em Sua Palavra.
Você não deseja estar em um julgo desigual ou em algo que desonre o Senhor. Pois bem a primeira coisa é o espírito, e depois a alma. Você diz: “Porque eu gosto disso”.
O Senhor Jesus poderia dizer, “deleito-me em fazer a tua vontade ó Deus meu; sim, a Tua Lei está dentro do meu coração”( Salmo 40:8). Você verá que se estiver no caminho da vontade do Senhor, você gostará disso, porque o Senhor não colocará em um lugar que você não será capaz de estar satisfeito. Então, o último é o físico. Os homens invertem a ordem, eles geralmente dizem, corpo, alma e espírito. Todas as coisas em suas mentes são planejadas justamente ao oposto, na direção contrária ao que Deus pretendeu que fosse.
No primeiro capítulo de Romanos nós vemos que Deus desistiu do homem. Ele desistiu quanto ao espírito, e o homem adorou ídolos; Ele desistiu quanto a alma e todos os seus desejos horríveis demonstrado em todas as conseqüências e então seus corpos sofreram por causa que seus corpos foram deixados. Todo o seu ser foi deixado porque : “eles transformaram a Verdade de Deus em mentira, e adoraram mais a criatura que o Criador”. Isso é o que vemos hoje em dia.
Então quando estamos tomando decisões, seja a onde você vai morar, seja o companheiro(a) que você vai escolher ou o tipo de trabalho ou profissão que irá seguir; sempre pergunte primeiro de tudo , poderei honrar ao Senhor nisso? Poderei dar a Ele o divino lugar? Estarei eu em algo que não é segundo Sua Palavra? Assim se achar que Ele o dirige nisso, você pode dizer, eu posso desfrutar disso porque eu creio isso é onde o Senhor deseja que eu esteja e que essa é a vontade d’Ele para mim. Só então o seu corpo o levará lá!
Mas o homem não deseja os planos de Deus.
E isso é o que vemos hoje em dia, conhecido como “humanismo”, no lugar da sabedoria e direção da Palavra de Deus .
Agora, terminando, veremos em algumas passagens das escrituras:
I Crônicas 12:32 “E os filhos Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes, e todos os seus irmãos seguiam a sua palavra”.
Atos 13:36 “Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu , e foi posto junto de seus pais e viu a corrupção”.
Eclesiastes 7:10 “Nunca digas: porquê foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isto perguntarias”.
II Coriíntios 3:17-18 “Ora o Senhor é o espírito; e onde está o espírito do Senhor ali há liberdade. Mas todos nós com cara descoberta, refletindo como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na imagem, como pelo Espírito do Senhor”.
Aqui encontramos, talvez, o que seja nossa própria atitude em dias como os de hoje. O versículo em Eclesiastes nos diz para que nós não perguntemos: “Porquê foram os dias passados melhores do que estes? “, nós podemos passar muito tempo dizendo: quisera que as coisas fossem como cinco anos atrás ou qualquer coisa assim etc. Ou podemos apenas dizer: o Senhor me dará graça, se eu buscá-lo, para encontrar um caminho que agrade-O e que fica para agradá-Lo em 2007 e 2008.
Devemos estar atentos, irmãos, devemos viver essa geração. E o Senhor é capaz de nos dar a graça para “servir nossa geração pela vontade de Deus”.
Eu creio que é tão necessário para nós. Nós não podemos mudar as condições deste mundo, e nós podemos não ser capaz de mudar muitas outras coisas que gostaríamos que fossem bem diferentes.
Talvez seu trabalho seja muito difícil, a sua situação na sua casa seja uma grande prova, a sua escola não seja facial e que tenha provas na assembléia . Mas eu gostaria de assegurá-lo que esse maravilhoso Amigo que falamos desde o início é suficiente para você.
“Assim é meu amado e meu amigo” Ele pode preencher a sua vida com paz e alegria no meio de um mundo que está constantemente mudando e cheio de cansaço e incertezas. Ele tem um meio pelo qual você pode viver e “servir sua geração”, eu gosto dessa pequena palavra “servir” porque, “ninguém de nós vive para si mesmo, e nenhum homem morre por si mesmo”. Se você viver para agradar ao Senhor Jesus, você estará servindo sua geração, porque outros verão na sua pessoa que conseguir vitória onde tudo parasse estar desmoronando.
Há uma característica muito interessante sobre aqueles homens de Issacar, se podemos Ter um tempo é bom ler o capítulo, lá nos fala daqueles de tribos diferentes para fazerem Davi rei. Em cada uma das doze tribos, exceto uma, nos é dito um certo número de pessoas que vivem ( espero que estejamos fazendo do verdadeiro Davi, o Senhor Jesus supremo em nossas vidas) . É muito interessante ver que apenas uma das doze tribos não nos é dito quantos eram, é justamente a tribo de Issacar. E nessa tribo haviam homens de entendimento (duzentos ao todo) para saber o que Israel devia fazer, e seus irmãos estarão sob seu comando. Permita-me dizer-lhes uma pequena palavra aos que são mais velhos . Que o Senhor nos ajude a Ter sabedoria sobre o tempo em que vivemos. Eu creio que os jovens ouviram se eles perceberem que nós entendemos isso.
Há duas coisas que o coração humano almeja, e elas são : compreensão e amor. Se você fala com alguém após alguns minutos , e você percebe que ele não está entendendo o que esta sendo dito, você se sente frustrado e talvez não diga mais nada. Mas se você percebe que a pessoa te ama e que entende sua situação, então talvez você ouvirá e entenderá que aquela pessoa quer te ajudar.
Que o Senhor possa dar aqueles que são mais velhos, mais sabedoria e amor. Pois assim acredito que poderemos ser de ajuda. Muito se diz nas reuniões que os nossos jovens estão em uma geração e em uma situação que nós os mais velhos sabemos bem pouco. Mas deveríamos Ter compreensão e amor. Aqui na tribo de Issacar, nós lemos que os líderes do povo tinham esse tipo de compreensão e que todos os seus irmãos estavam sob seu comando. Eles não estavam olhando para trás e dizendo:” Oh, isso não era assim quando eu era jovem”. Eles não estavam perguntando porque os dias antigos eram melhores que hoje. Eles estavam tentando encorajar aqueles que estão vivendo no tempo de hoje quando as coisas estão num estado d e perplexidade e provas. E qual é a solução para tudo isso?, é termos os olhos no Senhor Jesus.
Nós não podemos mudar a situação; mas em II Cor. Temos uma bela passagem que nos diz : “Mas todos nós, com cara descoberta, refletindo como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados...”. O Senhor não muda, o mundo tem mudado, mas porque, as vezes, nós precisamos nos transformar mais à Sua semelhança. Ele é o único que não muda. Como pode ser isso? Oh, é pela ocupação com o Senhor Jesus, esse maravilhoso Salvador, e Amigo.
“Assim é meu amado, assim é meu amigo”.
Se voce o conhecesse como seu salvador, Ele pode fazer por voce o que fez por outros.
NO mundo onde existe tantas mudanças nós temos na Palavra de Deus a ajuda, a instrução, aquelas coisas firmes que Deus estabeleceu para que possamos seguir em paz, tendo a direção divina da mesma pessoa cujo nome “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Todo Poderoso, o Pai da eternidade, o Príncipe da Paz”. Possamos nos voltar para Ele e que nossos olhos possa estar n’Ele e o resultado é que seremos transformados para que nós nos tornemos mais como Aquele que nunca muda.
Gordon Hayhoe
Conferências de La Mirada – USA
Dezembro de 1985
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário